Uma organização pela diversidade brasileira.

LogoIBD v3

Instituto Brasileiro da Diversidade – IBD é uma organização sem fins lucrativos formada por pessoas e entidades que se dedicam à promoção da diversidade como instrumento de inclusão social.

A missão do IBD é facilitar o estabelecimento e a promoção de uma cultura pró-diversidade na sociedade brasileira, por meio de projetos e ações que ativam o debate sobre a ética, a cidadania e os direitos humanos.

Fundado em 2005, o IBD origina-se da pesquisa Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas, realizada pelo Instituto Ethos em 2003, que constatou a representatividade inadequada de negros, mulheres e pessoas com deficiência no mercado de trabalho e tornou-se um divisor de águas em diversidade no país.

Concebido para suprir essa lacuna da sociedade brasileira, o IBD nasce como uma iniciativa pioneira que congrega pessoas e instituições interessadas em promover uma mudança cultural no mundo do trabalho no Brasil que permita o aproveitamento de todos os talentos, fator primordial para toda nação que busca o desenvolvimento sustentável.

Por outro lado, entendendo a Diversidade em seu sentido mais amplo, o IBD passa também a focar a cultura em suas mais diferentes manifestações. A Diversidade Cultural é o principal ativo intangível da sociedade brasileira.

Assim, o IBD tem como foco maior influenciar a cultura de desenvolvimento do país, seja pelo aproveitamento de todos os talentos, independentemente de quaisquer condições, seja ainda pelo estímulo e valorização da cultura que vem a ser um elemento fundamental na construção da cidadania.

Os consultores, pesquisadores e membros do Conselho do IBD são oriundos de três importantes segmentos da sociedade: a academia, o mundo corporativo e o terceiro setor e representam as mais influentes organizações que operam no campo da Responsabilidade Social no país, tais como ABRH, CEERT, EAESP/FGV, ETHOS, INSTITUTO GELEDÉS NEMGE/USP e PARADIGMA. O IBD é dirigido pelo Professor Doutor Helio Santos, fundador e Diretor-Presidente da entidade.

Anúncios